quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Disturbios comportamentais

Fui pra casa da minha mãe já esperando por noticias ruins.  Mas para minha surpresa, meu pai disse que ela dormiu a noite toda.  Acordou por volta de 1,30 da madruga e falou: “Orlando, eu não vou fazer mais escândalo tá?”  Dá pra entender o que acontece na cabecinha dela?  Eu, sinceramente, não entendo.

Dei um café da manhã reforçado pra ela.  Ela estava mto tranqüila, completamente diferente do dia de ontem.  Parecia outra mulher.  Um outro olhar.  Um olhar de criança arrependida por ter feito coisa errada. 

Perguntei se ela estava bem.  Ela disse que sim.  Perguntei se ela gostaria de voltar pra cama (achei que ela estivesse sonolenta).  Ela disse que não, iria ficar sentada na sala.  Então falei pra ela que eu ia pra academia e ela disse: “Vai sim minha filha”.

Quando voltei (1 hora depois) meu pai disse que eles haviam permanecido sentados na sala desde que eu havia saído.  Levei-a ao banheiro, dei os remédios e disse que iria a feira.  Ela continuou sentada na sala.  Voltei da feira e ela continuava sentada na sala.  Prevendo o alto apetite dela, ofereci uma vitamina e ela aceitou.  Era 8,30 e ela bebeu tudo.

Na hora do almoço, a cuidadora falou que estava tudo em paz.  Era 11 horas e eles já estavam almoçando.  Graças a Deus o apetite dela ainda não foi afetado.

Agora a noite soube que minha mãe teve uma das costumeiras crises dela...  Ficou muito desorientada, impaciente, nervosa... xingou, esbravejou, chorou, gritou.  Mas a cuidadora contornou a situação e tudo terminou com uma abraço da minha mãe nela, pedido de desculpa e choro reciproco das duas.


Quando voltei do trabalho encontrei-a gritando: "A PORTA ESTÁ ABERTA! A PORTA ESTÁ ABERTA!"
Perguntei que gritos eram aqueles e ela disse que a gente estava chateando ela... Dei o calmante a ela e saí de la com o pressentimento de que a noite vai ser dificil...

Nenhum comentário:

Postar um comentário