quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Parabéns mãezinha!

Ontem (27/9) minha mãe completou 81 anos de idade.
 
Um dia que teria tudo para ser feliz, foi o dia mais triste para mim.  Não pude parabenizá-la pelo seu aniversário.  Beijei-a, abracei-a, comi bolo ao seu lado, mas em nenhum momento pude deixar transparecer o porque daquele bolo.  Disse a ela que o era para o lanche da tarde.

Isso tudo, porque atualmente, tudo de novo que acontece, qualquer informação nova, altera muito o seu comportamento.  Ela fica extremamente agitada indo até a agressividade.  Pensando em como poderia ficar durante a noite, eu e meu pai, decidimos não mudar em nada a rotina dela para que nós pudessemos ter uma noite de sono tranquila.

Meu pai desconectou o telefone, os parentes ligaram para minha casa querendo falar com ela e ao saberem da situação todos ficaram muito tristes.

Fui  no clinico geral dela, que de agora em diante passará a ser o seu geriatra agora.  Ele mandou ela tomar um risperidona a noite juntamente com o calmante.  E graças a Deus ela dormiu a noite toda.  Um presente de aniversário merecido por ela, pelo meu pai e por mim, que temos passado noites bem agitadas.

Só espero que esse remédio continue a faze-la dormir assim... e que não dure somente uma noite como os demais remédios que ela tem tomado.  Agora, me resta aguardar pelas noites que virão.

Após o lanche começou a agitação:
-        -  Orlando, vamos embora?
-       -   Pra onde Armanda.
-       -   Pra casa...
-        -  Mas vc já está em casa Armanda.

passados alguns minutos:
-        -  Orlando, vamos embora?
-       -   Pra onde Armanda.
-       -   Pra casa...
-        -  Mas vc já está em casa Armanda.

e isso se repetiu algumas vezes... e ela chorava sem conseguir entender.
-        -  Orlando é de dia ou de noite?
-        -  Está de tardinha, mas ainda não está de noite.
-        -  Então vamos embora Orlando!
-        -  Mas nós já estamos em casa Armanda.

O choro recomeçava.
Até que eu falei:
-      - Mãe vamos dar uma volta na garagem? Vamos ver se o carro da Cintia está na garagem?
-      - Vamos
-     
 Caminhamos um pouco e ao chegar em frente a porta dela falei:
-        -  Pronto mãe, chegamos em casa né?
-        -  É

Nisso as pernas delas começaram a tremer e ela caiu...
Foi uma luta mas eu e meu pai conseguimos levanta-la e leva-la para a cama.

Mas quem disse que ela ficou deitada, toda hora queria se levantar.  Tinha tomado um Risperidona as 16 hs e as 18 hs ainda estava agitada.  Depois de muito insistir, depois de muito deita e levanta ela finalmente ficou deitada ao lado do meu pai.  Fiquei de voltar mais tarde para dar os últimos remédios antes dela dormir.

Qdo voltei, meu pai disse que ela não dormiu quando eu saí... mas que ela ficou numa boa conversando com ele, cantando... Coloquei a fralda, tomou os remédios, se queixou um pouquinho da fralda e acho que quando saí ela já estava dormindo.  Dormiu até as 7 hs da manhã, mas acordou um pouco mole, sem forças nas pernas.   Dei o café da manhã dela e qdo me virei para colocar o prato na pia, ela se levantou e sem forças, caiu.  Mais uma vez eu e meu pai nos contorcemos para colocá-la no sofá... parece que o peso dobra quando ela cai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário