sexta-feira, 30 de setembro de 2011

APAZ RJ

Ontem estive na Apaz (Associação de Parentes e Amigos de Pacientes com Alzheimer).

É uma associação sem fins lucrativos, formada por familiares e profissionais, com o fim de dar apoio aos cuidadores de pacientes com Alzheimer.  Já tinha conhecimento através da internet, mas fiquei impressionada com o atendimento que eles tem por nós cuidadores.  Carinho, atenção, orientação.... amei o modo como eles me receberam. 

Me orientaram no sentido de eu ter sempre muita paciência com todos os comportamentos agressivos e incompreensíveis da minha mãe.  Mas também frisaram de uma maneira muito clara, que todo o ser humano tem um limite, e nós precisamos descobrir o nosso limite.  Na entrevista, aprendi que asilar, as vezes, é muito melhor que isolar.  

Existem portadores de alzheimer que muitas vezes estão asilados e isolados dentro de suas proprias casas, o que infelizmente é muito triste.

Assim como existem portadores de alzheimer que moram em asilos e tem muitos amigos.

Eles me ofereceram apoio psicológico gratuito, pelo tempo que eu necessitar.  E no momento estou precisando muito!!  Segunda feira terei a minha primeira sessão com a psicóloga.  Estou bastante esperançosa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário