segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Três estagios e uma única cruz


Atualmente vivencio três estagios distintos de demência/alzheimer em minha família:

Terminal - minha sogra - não anda, não fala, não consegue mais abrir a boca, emite sons com a garganta e nós temos que decifrar o que ela está querendo ou sentindo.  Sua alimentação e remédios somente pela sonda gastrica.  Começam a abrir escaras na região sacra.  Seu corpo começa a encolher.

Intermediária / avançada - minha mãe - não anda, fala com dificuldade, algumas coisas não conseguimos entender, outras entendemos mas não compreendemos (diz coisas sem sentido).  As vezes nos trata com carinho; em outras nos xinga.  Começa a apresentar dificuldade para engolir.  A alimentação entrou na fase pastosa.  Incontinencia geral.  Começa a apresentar sinais de escara na região sacra.  Ainda preserva alguma mobilidade nos membros.

Inicial - meu pai - apresenta os primeiros sinais de esquecimento, troca remedios, esquece algumas coisas, toma qualquer tipo de medicação que lhe recomendam.  Está rabugento, se irrita com tudo.  Teve sua primeira queda na rua após uma tontura.  De imediato o médico não notou nada grave.  Temos que observar... E como se não bastasse sua visão está cada dia menor.

Está dificil de levar essa cruz!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário