quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vivendo e aprendendo


Quanto mais eu leio sobre o assunto (Alzheimer) é na vida real que eu aprendo sobre essa doença ingrata!

Minha mãe perdeu parte da memória mas tem momentos de lucidez que, as vezes, faz as pessoas pensarem que ela não tem Alzheimer nem demência de qualquer tipo.  Mas só quem convive com ela, sabe dizer o que ela realmente tem.
 

Me faz muitas perguntas, muitas vezes absurdas!  Tento responder com palavras simples, entrando na realidade dela, para não a confundir mais ainda.

Hoje me surpreendi em saber que ela tem alguma noção de que está doente.  Ela sabe que acontece alguma coisa estranha com ela mas não consegue dizer com palavras.  Sabe que as pernas não se movimentam mais, mas pede para ir na cozinha para preparar o almoço; fala coisas completamente “sem sentido” e não aceita ser contrariada; repete casos (que são reais pra ela) e fala com tamanha certeza do que está dizendo que por vezes eu até acredito. 

Mas hoje, pela manhã, o seguinte diálogo, me deixou pasma, triste e com a certeza de que muito pouco ainda sei sobre essa doença:
- “Mãe lembra da fulana?  Ela ligou pra mim perguntando como a senhora estava.
- “E o que você disse a ela? – perguntou minha mãe
- “Disse que a senhora está bem embora suas pernas estejam sem forças para caminhar.”
- “E eu estou bem? – respondeu-me ela.

Quando tentei me explicar, ela se recusou a ouvir o que eu dizia e começou a cantar. 
Então percebi e constatei que ela sabe que não está bem.  Isso me entristeceu muito, porque não gosto de vê-la sofrendo...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário