segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Labilidade Emocional



Ultimamente minha mãe tem apresentado mudanças constantes de humor.   Num segundo ela está contando um caso ficticio (só existe na imaginação dela) com alegria! De repente ela muda e começa a chorar, relatando o mesmo assunto.   

Em outros momentos ela me recebe com alegria quando chego e diz: "que saudade minha filha que eu amo do fundo do coração" e sem motivos, alguns segundos depois ela me manda embora e diz que não quer me ver nunca mais...

Essa mudança de humor é muito comum em pacientes demenciados.   Chama-se Labilidade Emocional.  O dificil é para nós, simples mortais, entender e aceitar o que se passa na cabecinha dela.


Labilidade emocional 
  • 1 Psiq. Pat. Distúrbio psíquico no qual se manifesta instabilidade emocional, com o desencadear de emoções e arroubos ger. incontrolados em suas exteriorizações, na forma de riso ou choro.

2 comentários:

  1. Olá Cátia. Lamento muito o que está a passar e sei como é difícil viver tudo isso. Vejo pelos seus comentários que tem lido sobre o assunto e vai entendendo o porquê de algumas reacções da sua mãe. Não há nada que eu possa dizer que vá melhorar a sua situação ou a dos seus pais. Mas gostaria que soubesse que não está só.
    Um abraço grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela força. Esse blog foi criado justamente com essa intenção. Assim como eu, sei que existem milhares de filhos convivendo diariamente com o Alzheimer. E assim, vamos dando força uns aos outros.
      Um grande abraço pra você também!

      Excluir