terça-feira, 23 de julho de 2013

Voltando...


Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida.... velho é quem perdeu a jovialidade.  A idade causa a degenerescência das células.... a velhice causa a degenerescência do espírito.... Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.

A doença de minha mãe progride - lenta e visivelmente. 

Passa 80% do seu tempo em cima da cama... 

Já não tem hora certa para dormir, pois não entende o que é dia e noite.  Seu sono é intervalado, geralmente troca o dia pela noite.

O lado esquerdo do corpo parcialmente sem forças... não quer mais fazer exercicio – já não entende que é preciso lutar ou não quer mais lutar...

Mantem os olhos fechados a maior parte do tempo – a claridade à incomoda.

Fala poucas palavras. 

As vezes me reconhece; outras me confunde com uma das cuidadoras; mas ainda assim, me chama o dia todo...

Não lembra e nem pergunta por mais ninguem... parece que o presente está se apagando também da sua mente...  Mas gosta de receber visita!  Fica muito feliz quando meu marido e minha filha com o namorado fazem uma visita!!  Dá muitas gargalhadas...rs  e é tão bom vê-la assim!!

Continua gostando de falar bobagens – atualmente é o que a faz sorrir! 


Voltarei em breve...

5 comentários:

  1. Olá Catia!
    Sinto muito pelo avanço da doença da sua mãe. Nem sei colocar em palavras o quanto é doloroso ver a pessoa que amamos nessa situação!

    Hoje minha avó faz aniversário e estou com uma tristeza imensa no meu coração, um buraco, uma saudade terrível dos tempos passados, quando ela ainda tinha a memória boa!

    Muita força pra você!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maira
      A doença evolui sem parar. É preciso de forças para suportar toda essa situação. Bjs pra sua avó e pra vc!

      Excluir
  2. Vc nunca pensou em internação ? Tenho o caso do meu pai começando agora. Nao tao avançado quando de sua mãe.

    Mas ele insiste em sair para ir para uma hipotetico apartamento.

    Depois de esperar uma estabilizacao, considero internar. Sao caros os asilos (queremos sempre o melhor para eles, apesar dos limites).

    Vejo que voce tem passado momentos bem mais difícies, que eu nem pensaria em passar.

    Oque vc acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Internação já experimentei... mas meu coração não suportou a ausencia dela! Enquanto Deus me der vida vou lutar!

      Excluir
  3. No seu relato se enquadra completamente a minha mãe.
    Sei exatamente o que você sente.
    Minha mãe tem Alzheimer e uma artro-artrose que já a incapacitou mover as pernas . Não tem mais cartilagem nos quadris e pernas. É cadeirante e dependente de mim para absolutamente tudo. Qualquer internação de emergência, até mesmo uma ida ao médico, judia muito dela. Pois todo manusear de enfermagem é terrível para condição dela.
    Não a levo mais para hospital . Controlo a pressão dela quando se eleva dimais, e convivo com seus surtos, delírios e alucinações todo o tempo.
    Ela não dorme a noite. E quando dorme é um sono fracionado. Acorda de hora em hora gritando para ir ao banheiro.
    Cuido dela sózinha. Não tenho suporte familiar de espécie alguma. Nem a visitam.
    Não é fácil não. Sinto-me completamente exausta. Tenho crises de choro constantes, e muitas dores pelo corpo, pois ela pesa dimais.
    Contudo, a amo infinitamente. Não suportaria sabe-la numa clinica para idosos, sofrendo e sendo judiada.
    Ela nunca me reconhece. Mas me chama todo o tempo. Me quer o tempo inteiro ao seu lado. E só sente-se segura e calma quando estou perto.
    É a minha missão. E enquanto eu estiver viva, estarei cuidando e lutando por ela.

    ResponderExcluir